Blog

Obesidade e Suas Causas

 

Muito se fala na mídia sobre a obesidade ser uma doença, que está afetando milhares de pessoas ao redor do mundo e que precisa ser controlada, mas você sabe o que é obesidade e suas causas?

 

A obesidade é quando ocorre um acúmulo de gordura no corpo, geralmente causado por um consumo exagerado de calorias, sem que ocorra o gasto relativo a esse consumo.

E como um cálculo de matemática básico, tudo que se ingeriu em excesso passa a se acumular, e quando esse processo se repete diariamente ao longo dos anos, a tendência é que a pessoa ganhe peso e com o passar do tempo se torne um indivíduo obeso.

Obesidade Infantil

A obesidade é uma doença que não só tem acometido adultos, ao contrário! A tecnologia tem favorecido que as crianças mudem sua forma de brincar, ficando cada vez mais tempo se divertindo com jogos eletrônicos e sedentárias.

O hábito de não praticar atividades físicas ou brincar na rua, somado aos hábitos alimentares ruins, tem feito com que o numero de crianças obesas aumente ano a ano.

De acordo com o IBGE, atualmente no Brasil uma em cada três crianças está acima do peso recomendado.

Quais as Causas da Obesidade?

Muitos fatores estão associados a forma como nos alimentamos, entre eles os principais são: fatores ambientais, estilo de vida e fatores emocionais.

E duas questões estão intimamente associadas a causa de obesidade em adultos, são elas:

 

  • Sedentarismo

Facilmente uma pessoa sedentária come muito mais calorias do que irá gastar ao longo do dia, porque a falta de movimentação faz com que essa pessoa não necessite de tantas calorias para sobreviver durante um dia.

  • Hábitos alimentares

Comprar comida pronta, consumir produtos congelados, alimentos refinados e refrigerantes não são hábitos saudáveis, mas acabam sendo práticos, facilitando o cotidiano corrido.

E essa é a desculpa da maioria das pessoas para continuar com esses hábitos ruins que fazem com que elas consumam muito sódio, açúcar e gordura, que somados diariamente resultam em um indivíduo obeso e com sérias complicações de saúde.

Obesidade e Fatores de Risco

Alguns fatores são considerados de risco para a obesidade, isso quer dizer que pessoas com esses fatores possuem maior probabilidade de desenvolver a doença, são eles:

  • Fatores Genéticos

A genética pode influenciar diretamente na quantidade de gordura corporal que você armazena, bem como na eficiência do seu metabolismo de queimar a gordura estocada quando você pratica exercícios.

  • Estilo de Vida Familiar

Quando se está inserido em uma família onde ninguém se exercita ou se alimenta adequadamente, é mais difícil que se note o aumento de peso e procure mudar os hábitos, o que contribui para que todos os membros da família sejam obesos.

  • Problemas Médicos

Alguns problemas de saúde podem fazer com que a pessoa ganhe peso, bem como alguns medicamentos causam alterações no apetite.

  • Idade

Mudanças hormonais que influenciam no metabolismo, somados a inatividade podem ocasionar um quadro de obesidade.

  • Gravidez

Durante a gravidez é normal ganhar peso, o problema é quando a mulher já se encontra com peso excessivo, e não consegue eliminar o peso que foi adquirido durante a gravidez. Contribuindo para um quadro de obesidade.

  • Deixar de Fumar

Devido à ausência da nicotina, algumas pessoas tendem a procurar prazer na alimentação, passando a ingerir mais calorias que o necessário.

No entanto, parar de fumar é uma decisão inteligente e que deve ser tomada pensando na melhoria do quadro geral de saúde.

  • Problemas Para Dormir

O sono atua como regulador do organismo, inclusive com relação a questões hormonais.

Ao não dormir a quantidade de horas corretas por noite, que são entre 6 e 8 horas por noite para um adulto saudável, o corpo tende a ter as questões hormonais desreguladas, e uma das desregulações é o apetite, que pode aumentar ou diminuir, variando de pessoa para pessoa.

Obesidade e suas Consequências

A obesidade não causa necessariamente sintomas, mas o adulto obeso percebe-se mais cansado que seus colegas não obesos, tende a apresentar suor excessivo, dores nas pernas e nas costas e tem seus movimentos limitados em decorrência de seu tamanho físico.

Além disso, outras doenças podem se desenvolver em decorrência da obesidade, entre elas estão diabetes tipo 2, doenças do coração, pressão alta, artrite, apneia do sono e derrame.

Todos esses fatores contribuem para que a vida de uma pessoa obesa seja bastante limitada, o que inclusive dificulta seu tratamento, uma vez que com o excesso de peso não são todos os exercícios físicos que podem ser executados para a perda do peso.

Obesidade tem Cura?

A obesidade é uma doença grave e que necessita de tratamento e acompanhamento de especialistas.

É extremamente importante que o paciente obeso procure um endocrinologista ou até mesmo um clínico geral que possa avaliar seu quadro de saúde, e a partir dessa avaliação possam ser tomadas medidas para o tratamento da obesidade.

Após a avaliação do quadro de saúde, será prescrito uma atividade física que auxilie a queimar mais calorias diariamente, de modo que a gordura acumulada no corpo possa ser efetivamente gasta.

Além disso, a principal forma de tratar a obesidade é mudando os hábitos alimentares, e passando a consumir mais produtos naturais e eliminando de sua vida produtos ricos em sódio e açúcares.

Para emagrecer de forma eficaz você pode contar com o processo de coaching, onde seu emagrecimento será planejado de maneira saudável e acompanhado, visando estudar o que está contribuindo para que você não perca peso e como lidar com essas questões.

Assim, de forma simples e saudável você conseguirá eliminar os quilos extras e conquistar uma vida mais saudável e feliz.

 

O Segredo Super Simples Que Torna Fácil Emagrecer!

Você já se perguntou porque você quer emagrecer, mas não consegue? Afinal, perder os quilos extras é a meta da maioria das pessoas todo início de ano, mas não são todos que conseguem!

 

E você já se perguntou de quem é a culpa do seu emagrecimento não estar dando certo? Uma resposta que pode ser bastante dura, mas que irá mudar a forma como você enxerga seu emagrecimento é que a culpa é dos hábitos que você construiu ao longo da sua vida!

Muitas vezes passamos a vida repetindo hábitos sem sequer nos darmos conta de que estamos prejudicando nossas próprias metas. Por exemplo: eu quero emagrecer, mas tomo diariamente leite integral.

O exemplo do leite é muito pertinente para compreender o comportamento sabotador, porque o leite desnatado possui as mesmas propriedades que o leite integral, só que a versão desnatada não possui gordura, que é justamente o que a pessoa que quer emagrecer deve evitar consumir em excesso.

A partir desse exemplo, se faz possível perceber que nas pequenas atitudes diárias acabamos sabotando nosso emagrecimento pelo simples fato de ter hábitos ruins, não só nas questões alimentares como também na forma como você se relaciona com você mesma.

A pessoa só emagrece porque entende as razões que travam seu emagrecimento e tendo consciência dessas razões é muito mais fácil de lidar com o que interfere no processo de perda de peso.

E é exatamente isso que o coach de emagrecimento faz por você, durante as sessões serão avaliados quais fatores estão sabotando seu processo de perda de peso, e com a ajuda do profissional você irá aprender a lidar com essas questões de modo a emagrecer sem sofrer.

As técnicas aplicadas pelo coach te faz mudar os hábitos negativos para o seu processo de emagrecimento de forma natural e consciente, fazendo com que você emagreça sem precisar fazer dietas extremamente restritivas, ou passar horas na academia!

O processo de coaching é focado no seu autoconhecimento, de modo que você passará a compreender suas atitudes e como elas influenciam no corpo que você tem, e nos demais aspectos da sua vida.

Assim, você poderá conscientemente mudar suas atitudes para que elas sejam positivas e coerentes com relação ao que você traçou como meta para a sua vida.

O coaching é um processo ativo, onde você mudará suas atitudes para atingir os resultados esperados, com o apoio de um profissional que irá te auxiliar a perceber quais pontos devem ser trabalhados na sua personalidade para que você possa evoluir nos seus objetivos pessoais.

Tem risco de engordar novamente?

Um dos grandes medos de quem emagrece é voltar a recuperar o peso perdido, o temido efeito sanfona.

Uma das grandes vantagens do processo de coaching para emagrecer é que você está trabalhando não só o emagrecimento, mas o seu desenvolvimento pessoal!

O que quero dizer é que com o processo de coaching para emagrecer você muda as suas atitudes sabotadoras, porque passa a entender que você é responsável pelo seu emagrecimento e que são as suas atitudes que te auxiliam ou te prejudicam na perda de peso.

O profissional traça objetivos e te auxilia a atingir as mudanças comportamentais que funcionarão a longo prazo na sua vida, porque você terá consciência a partir do processo sobre o que é preciso ser melhorado nas suas atitudes cotidianas.

Esse processo de autoconhecimento é essencial para que você não volte a ganhar peso e fique de bem consigo mesma de uma vez por todas.

Porque a partir da mudança de suas atitudes, você irá perceber benefícios no seu dia a dia, não só a perda de peso em si, mas a melhor qualidade de vida, o melhor relacionamento com as pessoas que te rodeiam.

Porque o coaching atuará não só na perda de peso, mas no seu comportamento em geral que é o que causa a sua falta de resultados atualmente.

A partir da aquisição desses conhecimentos sobre si mesma, é muito difícil que após o processo de coaching para emagrecer uma pessoa volte a engordar e ganhe todo o peso perdido, porque as suas atitudes com relação ao seu corpo, a sua alimentação e sua rotina serão diferentes.

E essa mudança positiva passa a se tornar um hábito de vida mais saudável devido ao autoconhecimento adquirido no processo.

Após o processo de coaching, você terá desenvolvido novas habilidades, novas crenças e novos valores associados à sua meta de emagrecer.

E isso é de extrema importância para que você se conscientize do que deseja, e consiga conquistar o corpo que sempre sonhou de forma saudável e eficaz.

O coaching torna fácil emagrecer e se manter magro, porque te ajuda a pensar sobre todo o processo de perda de peso e manutenção do corpo obtido a partir de um ponto de vista racional e saudável.

Você não fará dietas malucas ou passará horas na academia como se não tivesse outras obrigações, não precisará fazer grandes sacrifícios, apenas desmistificar seus medos e sabotadores do processo de emagrecimento para garantir que suas atitudes serão em prol da perda de peso e manutenção do corpo conquistado.

O coaching é o segredo para a conquista do seu corpo magro! Portanto, aproveite a oportunidade de mudar seu corpo de uma vez por todas e garantir os resultados que você sempre desejou.

Agende hoje mesmo sua primeira experiência com o coaching, e mude sua mente para conquistar o corpo que você sempre quis.

Emagrecimento e Autoestima

Muitas vezes não nos damos conta de que o corpo que temos é reflexo da forma como nos enxergamos e como nos comportamos.

 

 

E a autoestima é exatamente a forma como você se vê, é a autoestima que promove, o bem-estar, a qualidade de vida, o amor-próprio, a motivação, o encorajamento, a iniciativa, a liderança, a força interior, o respeito por si mesmo, a maturidade, o equilíbrio emocional.

Pessoas com baixa autoestima costumam ser pessoas inseguras, o que contribui para que a pessoa não conquiste o corpo que deseja porque não confia de que é capaz de fazê-lo.

 

Emagrecer vai melhorar minha autoestima?

Muitas pessoas acreditam que perder peso irá fazer com que elas passem a se gostar mais, ou se tornarem pessoas mais felizes em todos os campos da vida, somente pelo simples fato de terem conquistado o corpo que sempre desejaram.

Quando na realidade esse processo de gostar da sua própria imagem não é tão simples assim. O fato de conseguir perder peso não interfere necessariamente na forma como você constrói sua autoestima, que precisa ser exercitada.

Além disso, a autoconfiança e a forma como você se vê como pessoa, e se gosta ou não de você mesmo não pode estar somente baseada em sua forma física, afinal, diversos fatores podem atuar sobre isso como questões de saúde, e se você só se gostar pelo seu corpo, isso pode ser prejudicial para a sua saúde emocional.

Você irá perceber que não é preciso ser magra para se amar e se cuidar, muito menos para se sentir linda. Mas que emagrecer é importante para a sua saúde e que é um ato de carinho consigo mesma.

O emagrecimento irá te auxiliar a conquistar a autoconfiança que toda mulher necessita ter. E com isso, passar a ter um relacionamento melhor consigo mesma.

 

Como o coaching pode me ajudar?

Muitas vezes quando a autoestima está baixa é difícil manter comportamentos positivos como a tentativa de emagrecer, e a autoestima baixa funciona como um sabotador do seu processo de emagrecimento.

Acontece que no processo de coaching para o emagrecimento, você terá acompanhamento de uma profissional que irá te auxiliar a traçar metas, estratégias e avaliar quais são os sabotadores que estão fazendo com que você não conquiste o corpo dos sonhos.

Assim, com o processo de coaching você conseguirá emagrecer com muito mais facilidade e sem sofrer, sem dor e sem precisar passar fome.

Você irá aprender a lidar com esses sentimentos que estão prejudicando o seu processo de perda de peso e como deve se comportar para que eles deixem de te prejudicar.

O processo de coaching é totalmente individualizado e te ajuda a lidar com as suas questões pessoais, auxiliando inclusive a obter muito mais autoconhecimento, que é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da sua autoestima.

Afinal, conhecendo seus pontos fracos e fortes, você poderá se amar muito mais e atingir resultados que antes você sequer era capaz de pensar em conquistar.

O processo de coaching irá te auxiliar a conquistar os seus objetivos pessoais, atingindo o corpo que você sempre desejou ter.

E a forma como você irá cuidar de você mesma passando por esse processo de coaching irá te ajudar a construir sua autoestima baseada no que você é como pessoa, não só baseando o seu amor próprio na beleza estética do seu novo corpo.

Muitas vezes quando tentamos emagrecer sem acompanhamento, ao invés de melhorarmos nossa autoestima, acabamos trilhando o caminho oposto, porque o processo de emagrecimento é complexo e muitas vezes nos sentimos perdidas sem o apoio de um profissional.

Por isso, emagrecer com o processo de coaching é um diferencial que garante melhores resultados, porque você terá com quem conversar sobre suas reais dificuldades tendo a certeza de que está sendo ouvida e cuidada por uma profissional qualificada.

E é justamente a partir das dificuldades que surgem nesse percurso de perda de peso que você irá perceber a diferença de ter alguém ao seu lado te ajudando no processo de emagrecimento.

Assim, você terá menos dificuldades em enfrentar essas mudanças físicas e emocionais, afinal, não é somente a perda de peso que faz toda a diferença na sua vida, mas a mudança e construção de novos hábitos.

E infelizmente, muitas vezes as pessoas que estão ao nosso lado no cotidiano não compreendem essas questões e por isso não conseguem oferecer ajuda de qualidade.

Investir em um processo de coaching de emagrecimento garante a você que mesmo que você tenha 30 quilos a eliminar, o processo será menos doloroso e mais natural, ajudando você a criar novos hábitos saudáveis, porque terá um profissional para te ajudar com as metas e com os seus sabotadores.

Enquanto se você estivesse tentando emagrecer sozinha, muito possivelmente sequer perceberia alguns sabotadores que atuam no seu comportamento de forma inconsciente, por exemplo:

“Quero perder 30 quilos, mas não tenho dinheiro para comprar roupas novas quando atingir a meta”.

Isso por si só já é um fator que atua no seu subconsciente e que você precisa saber lidar para que esse fato não se torne um bloqueador do seu processo de perda de peso, e somente conversando com um coach de emagrecimento você poderá perceber quais são os seus sabotadores pessoais.

Aprendendo a lidar com eles e emagrecendo de forma definitiva e saudável, sem precisar se preocupar em estar sozinha e sem apoio durante esses dias de mudança física e emocional.