Emagrecer Rápido ou Definitivamente?

Perder peso, diminuir a circunferência abdominal, diminuir os números na balança, de maneira rápida e definitiva é o sonho de muita gente!

Mas você sabe o que é realmente um processo de emagrecimento? Emagrecer significa necessariamente que a pessoa está perdendo percentual de gordura do corpo.

Muitas dietas promovem a perda de peso rápido, gerando a perda de massa magra em grande escala, o que é prejudicial para a saúde e não gera o emagrecimento real, apenas reduz números na balança e desacelera o metabolismo.

Para se ter uma noção, a pessoa deve reduzir a ingestão calórica em 500 a 1000 calorias por dia para perder em torno de 450 a 900 gramas por semana.

E dietas muito restritas ou radicais tendem a fazer com que o paciente se sinta desconfortável com a alimentação e gere compulsão alimentar, porque na primeira oportunidade de comer algo que está desejando a tantos dias e “não pode” o paciente tende a comer descontroladamente.

Qual a melhor forma de emagrecer?

Não existe uma fórmula ou pílula mágica que emagreça a todos sem efeitos colaterais ou dificuldades no processo!

Aliás, é preciso passar a ver o emagrecimento como um processo a ser seguido, de modo que se priorize a qualidade dos quilos perdidos e não a quantidade.

Quando falo em qualidade de quilos perdidos, me refiro a perder de fato gordura, sem ter altas perdas de massa magra.

Para emagrecer preservando a sua saúde e de forma realmente definitiva é preciso realizar uma profunda e verdadeira mudança de hábitos com relação a forma como você se alimenta e se relaciona com a comida.

Muitas vezes a alimentação funciona como uma forma de obter prazer ou conforto emocional, onde a comida se torna mais que apenas uma forma de saciar a fome, passando a ser algo extremamente importante na vida da pessoa.

E essa relação com a comida não é algo saudável, e dificulta o processo de emagrecimento. Porque além de mudar os hábitos alimentares para passar a ingerir alimentos mais saudáveis, é preciso lidar com as questões emocionais que fazem com que a pessoa consuma comida em excesso ou alimentos que não são saudáveis.

Por isso, além de pensar nos quilos a serem eliminados e traçar metas, é preciso encontrar bons profissionais que possam te oferecer suporte nesse percurso em busca da perda de peso de maneira saudável.

É preciso entender que durante muitos anos de sua vida você se alimentou de forma errada, deixou de praticar atividades físicas e construiu hábitos que fizeram você ter o corpo de hoje, e que a mudança rumo ao corpo dos seus sonhos também levará tempo.

Emagrecer de forma definitiva exige que você faça as pazes com o seu corpo, fique em paz e se dê tempo para que o processo de fato aconteça, eliminando os quilos de acordo com o planejado por você e os profissionais que te auxiliam.

A perda de peso rápida a partir da restrição de alimentos que você gosta de consumir como: uma fatia de pizza no fim de semana, um hambúrguer ou até mesmo uma batata frita não te leva aos resultados que você espera.

Afinal, você não passará os próximos 30 anos de sua vida evitando esses alimentos, tendo medo de comer qualquer coisa que não seja prescrito pelo nutricionista, ou pensando que essas refeições são “dia do lixo”.

Nenhuma comida é lixo! E todas elas podem ser incluídas em uma rotina saudável e equilibrada, onde pontualmente você irá participar de festas e eventos e comer algo que deseja durante esse momento.

O emagrecimento rápido pode até parecer inicialmente encantador, no entanto, o efeito sanfona trás consigo não só os quilos que você eliminou como também a maior dificuldade de mudar hábitos, compulsão alimentar e principalmente a sensação de insatisfação com a sua própria imagem.

Por isso, no caminho para emagrecer procure sempre a mudança de hábitos de forma saudável, mesmo que você perca 2 quilos por mês, enquanto aquela sua amiga que faz a dieta da moda garante ter eliminado 7 quilos em um mês.

A sua mudança será muito mais saudável e será definitiva, porque você passou por todo o processo de mudança de hábitos e se tornou uma pessoa mais saudável, enquanto quem faz apenas as dietas da moda tende a recuperar todo o peso perdido após o término da dieta.

O emagrecimento definitivo existe?

Muitas pessoas têm receio de mesmo com a reeducação alimentar, acabar recuperando todo o peso perdido após algum tempo.

No entanto, a reeducação alimentar associada a prática de exercícios físicos regularmente torna o seu corpo uma “máquina eficiente”, preservando a eficácia do seu metabolismo e sua saúde.

Assim, mesmo que durante uma viagem ou época de festas você acabe deslizando e comendo mais calorias que o necessário, você sempre retornará aos seus hábitos alimentares saudáveis e seu corpo naturalmente irá voltar ao peso anterior.

O importante é de fato construir o hábito de consumir mais legumes, verduras e frutas, ingerir grãos e alimentos integrais e evitar produtos industrializados, refeições prontas, doces e refrigerantes.

Sempre que você constrói o hábito de se alimentar corretamente e se exercitar, mesmo que você deixe esses hábitos por alguns dias, o seu corpo irá sinalizar a falta dessas práticas, e você sentirá vontade de voltar a se alimentar bem e se exercitar.

Tudo é uma questão de mudar seus hábitos e ter paciência, entendendo que o emagrecimento é consequência das suas atitudes.

 

Quer entender melhor como o coaching de emagrecimento vai te ajudar?

Faça contato, não deixe para segunda-feira.